Wow! Olha Frango, que emocionante!

Wow! Olha Frango, que emocionante!
Ahhhhh! Blog do Boletim da Turma para aprender, brincar e ensinar também! Hummmmm! Estou tão e-m-o-c-i-o-n-a-d-a...

O QUE Ó O ANTEPROJETO DO JORNAL E A MÍDIA-EDUCAÇÃO?



O JORNAL “BOLETIM DA TURMA” faz parte do projeto “Mídia-educação na escola: conhecer, aprender, educar para as múltiplas linguagens”, que é um dos Projetos de Estágio nas Séries Iniciais do Curso de Pedagogia da UFSC*.

Neste projeto, estudantes de Pedagogia desenvolvem experiências de ensino-aprendizagem com crianças na escola para educar sobre as mídias, com as mídias e através das mídias. Interagindo com as produções culturais e suas múltiplas linguagens, as crianças têm a possibilidade de conhecer diversos meios - jornal, fotografias, livros, filmes, vídeo-clips, blogs e outros recursos da internet - e mais do que leitoras, usuárias e espectadoras, as crianças podem aprender a ser autoras, produzindo conteúdos, expressando seus pensamentos e refletindo sobre suas aprendizagens.

Acreditamos na importância de fazer mídia-educação na escola usando todos os meios e tecnologias disponíveis: computador, Internet, celular, fotografia, cinema, vídeo, jornal, livro, CD, DVD, integrando a expressividade, a corporeidade e a brincadeira. De forma crítica e criadora teremos mais condições de avaliar ética e esteticamente o que esta sendo oferecido pelas mídias, de interagir com suas produções e de produzir mídias e cultura, exercendo nosso direito à cidadania.

Nessa perspectiva, os estagiários Karine e Leopoldo estudaram sobre o jornal com as crianças da 2ªC, visitaram o Jornal Universitário e entre outras atividades produziram este BOLETIM DA TURMA, que mostra um pouco do que foi esta aventura.

Esperamos que vocês gostem.

Profa. Dra. Monica Fantin**


MEN/Departamento de Metodologia de Ensino
CED/Centro de Ciências da Educação
UFSC/Universidade Federal de Santa Catarina
NICA/Núcleo Infância, Comunicação e Arte
_________________________________________________________
Outras produções do estágio:
. Estudando sobre “A identidade cultural nas palavras cantadas”, a estagiária Jorgete trabalhou aspectos da cultura açoriana e produziu um vídeo-clip com as crianças da turma 3ª. C.

. No projeto “O blog e suas diversas linguagens”, as estagiárias Ana Paula e Daniela pesquisaram sobre os animais com as crianças da turma 2ª. A e construíram um blog para registrar suas aprendizagens.

. E no projeto “A escola na visão das crianças”, as estagiárias Cláudia e Gabriela investigaram os espaços da escola com as crianças da turma 2ª. B e a partir de fotografias feitas por elas, o grupo construiu um folder sobre a escola.
Aguardem as fotos dessas produções.
____________________________________________________

* Veja também: http://estagio687ced.blogspot.com

** Possui graduação em Pedagogia (UFSC,1986), Mestrado em Educação, Teoria e Prática Pedagógica (UFSC,1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) com Estágio no Exterior, na Università Cattolica del Sacro Cuore, Milão, Itália. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação e Arte, UFSC/CNPq, tem experiência na área de educação, com ênfase no campo da infância, da mídia-educação e da formação de professores, e atua principalmente com os seguintes temas: cultura, comunicação, brincadeira, arte, educação de crianças e escola.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/3222968189158756

Nenhum comentário: